terça-feira, 13 de setembro de 2011

De onde vieram dos Cosplayers?

 O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon ( Convenção Mundial de Ficção Cientifica) na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come"
.


Aquilo que hoje conhcemos como Cosplay é originalmente conhecido como masquerade e NÃO foi criado no Japão.



O sucesso deles foi tão grande que desde então o Masquerade tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos. 

cosplay chegou ao Japão na década de 80 pro meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica.

O inicio das aparições dos primeiros cosplayers japones começaram a acontecer durante as Comic Makers (criadas em 1975).
Nesses eventos os japoneses se fantasiam com seus personagens favoritos de mangás, animes, games, comics, games e coisas assim. E depois disso essa prática tornou-se comum e sempre (ou ao menos geralmente) ligada a essa área do entretenimento.
Mas, como tudo nesse mundo, depois de um tempo, esse hábito de se fantasiar de seu personagem predileto foi se estendendo a outros domínios e ganhando foro internacional.

  

  • Cosplay no Brasil
No final da década de 80  já se encontravam fãs fantasiados em convenções de Jornada das Estrelas e encontros de RPG Mas  essal caracterização não era ainda conhecida como cosplay, pois o termo, na época, ainda começava a se difundir no Japão.
No final da década de 90, com a popularidade do anime Cavaleiros do Zodíaco, surgiram as primeiras convenções de Anime/Mangá no país, fazendo assim essa atividade se expanir e se popularizar ainda mais, já com nome e características próprias, e os concursos.
                                      
No início, as caracterizações eram quase em sua totalidade de personagens de animação, quadrinhos ou jogos japoneses, mas ao longo dos anos outras mídias foram incorporadas pelos fãs, como quadrinhos americanos, filmes ou livros, como por exemplo Harry Potter e Piratas do Caribe.
                                                       

Outra vertente que foi aderida pelos cosplayers e cosmakers (quem fabrica cosplay)  foi a caracterização de cantores e/ou bandas em sua  maioria  japonesas, os chamados VK, J. Rockers, ou como cada um deseje chamá-los.
                  
  Atualmente, existem aqueles que passam tempos e tempos se preparando financeira e espiritualmente para fazer seu cosplay e participar das competições  e concursos oferecidos pelos eventos/convenções. E existem outros que o fazem apenas pela diversão e claro, a fama momentânea que isso trás.

Exite ainda uma categoria não especificada, mas que sem dúvida deixa sua marca nos eventos, os chamados CosPobres. 
Cospobres são aqueles que não gastam muita grana na confecção de suas fantasias e assim acabam por improvisar meios de confeccioná-las de a cordo com sua criatividade.


                                       


 Matéria by Mila Wilmot

Um comentário: